08 maio 2014

BR Malls vende R$ 198,7 milhões em ativos

Segundo a companhia, transações estão em linha com suas estratégias

 A BR Malls, operadora de shopping centers, vendeu 198,7 milhões de reais em ativos no primeiro trimestre do ano.

 Segundo a companhia, as operações estão em linha com a estratégia de vender participação em negócios os quais não possui participação majoritária.

 No período, a BR Malls se desfez das participações no Shopping Metrô Tatuapé, Shopping Pátio Belém, Big Shopping e Ilha Plaza Shopping.

 As vendas totalizaram 16.600 metros quadrados de área bruta locável (ABL).

 Nos três primeiros três meses do ano, o lucro líquido da BR Malls totalizou 53,7 milhões de reais, 9,5% a menos na comparação com o mesmo período do ano passado.

 Já receita líquida da companhia somou 322,4 milhões de reais, alta de 11,2%. Daniela Barbosa | Leia mais em exame 08/05/2014

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 BR Malls vende ativos e arrecada quase R$ 200 milhões 

 A BR Malls, maior empresa do setor de shopping centers do país, informou ontem que se desfez de ativos no primeiro trimestre do ano e em abril, dentro de um trabalho permanente de revisão de portfólio. As quatro vendas anunciadas ontem “totalizam 16,6 mil m² de área bruta locável própria (ABL) e um valor de venda [total] de R$ 198,7 milhões”, informou a companhia.

 De janeiro a março deste ano, a companhia registrou alta de 11% na receita líquida, para R$ 308,5 milhões, e o lucro líquido caiu 9,5%, para R$ 53,7 milhões.

 O resultado antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda, em inglês) cresceu 14,6%, para R$ 252,2 milhões. Do lado financeiro, os gastos com pagamento de juros e variação cambial recuaram 6,6%, para R$ 118,5 milhões.

 As ações ordinárias fecharam em queda ontem na BM&FBovespa, de 0,31%, para R$ 19, 24.

 A empresa já havia informado no ano passado que estudava a venda de participações ou de toda a fatia em shoppings considerados não estratégicos.

 Segundo o presidente da BR Malls, Carlos Medeiros, de janeiro a março, foi feita a venda de participação de 49% no Ilha Plaza Shopping, no Rio de Janeiro, por R$ 120,8 milhões. “Vendemos ainda toda nossa participação no Shopping Pátio Belém, por R$ 45,7 milhões, e toda nossa participação no Shopping Metrô Tatuapé, por R$ 20,8 milhões”, informou Medeiros, na manhã de ontem.

 A maior empresa de shopping do mercado brasileiro também informou ontem a quarta venda de ativos de 2014. Trata-se do Big Shopping, localizado em Contagem (MG), vendido por R$ 11,4 milhões neste segundo trimestre. A companhia tinha participação minoritária no shopping e já havia informado no ano passado a estratégia de se desfazer de ativos em que não tem o controle acionário.

 Segundo relatório de resultados do primeiro trimestre, a companhia teve redução de 75,1 mil metros quadrados da área bruta locável total (ABL), equivalente a 4,6%, e uma redução de 14,4 mil metros quadrados no ABL próprio, equivalente a uma diminuição de 1,5% no total.

 Questionado se a empresa deve fazer novas vendas de ativos ainda neste ano, o presidente da BRMalls disse que não sabe dizer se haverá novos negócios nos próximos meses ou trimestres, mas “vão ser vendas realizadas com o tempo”, disse.

 “O interesse é continuar vendendo, mas por preço que faça sentido, não só pelo ‘cap rate’ [taxa de retorno], mas considerando o que pagamos e o potencial do ativo”, acrescentou.

 Companhias de shopping centers fazem ajustes constantes em suas carteiras, se desfazendo de ativos, pela necessidade de ampliar caixa para novos investimentos e abrem mão de negócios que já alcançaram índice de retorno esperado. Também acabam vendendo operações que se mostram pouco rentáveis. Autor: Adriana Mattos Fonte: Valor - Leia mais em naidworking 08/05/2014

08 maio 2014



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