12 novembro 2013

Progen recebe aporte da BNDESPar

A Progen - Projetos, Gerenciamento e Engenharia, empresa familiar de capital nacional que atua em engenharia consultiva, gerenciamento e implantação de projetos industriais, fechou acordo com a BNDESPar para receber um aporte de capital da subsidiária do BNDES. A empresa de participações do banco estatal passará a deter aproximadamente 10% das ações da Progen. Fundada em 1987, há alguns anos a empresa é totalmente controlada pela família Barella.

 A BNDESPar confirmou o aporte e informou que a operação foi executada pela área de capital empreendedor do banco. Essa área tem por objetivo apoiar empresas de pequeno e médio porte, de capital nacional e de setores considerados estratégicos pelo banco. Um dos objetivos é que no futuro lancem ações na bolsa.

 Tanto a BNDESPar quanto a Progen não revelaram o valor da capitalização. Segundo o Valor apurou, o montante é da ordem de R$ 40 milhões. É a primeira operação da subsidiária, de participação acionária, em uma empresa de serviços de engenharia consultiva A Progen executa consultoria e projetos para os setores de mineração, metalurgia, infraestrutura (ferrovias, aeroportos, construção naval), logística, óleo e gás e indústrias diversas, como petroquímica e farmacêutica. Tem entre suas clientes grandes companhias, como Vale, Votorantim e Petrobras.

 Eduardo Barella, filho de um dos fundadores e presidente executivo da Progen desde 2009, disse ao Valor que os recursos serão usados para expansão de seus negócios no país e no exterior. Em seu plano estão aquisições de concorrentes para ganhar mais musculatura e poder competir com grupos internacionais.

 O segmento de engenharia consultiva do país, nos últimos anos, vem passando por um processo de desnacionalização, com aquisições de empresas locais por estrangeiras. Um exemplo é a CNEC, doo grupo Camargo Corrêa, vendida à australiana Worley Parsons. A SNC foi adquirida pela francesa Lavalin. Outras grandes concorrentes da Progen são Arcadis e Poyry.

 Barella afirmou que a entrada da BNDESPar no capital da empresa traz suporte para crescimento e se tornar um "player" relevante no setor em cinco anos. Segundo ele, o plano prevê ao fim desse período estar preparada para fazer um provável lançamento de ações na bolsa.

 Segundo ele, os grandes competidores vêm de economias desenvolvidas e que há nos países emergentes muitas empresas com elevada capacidade técnica, mas carente de gestão e estrutura de capital para competição em escala global. "Ficamos fragilizados ante esses concorrentes".

 A BNDESPar, com um representante no conselho da Progen, exige em contrapartidas. Por exemplo, que a empresa adote modelo de governança na gestão, com instalação de comitês. A área de capital empreendedor da BNDESPar já conta com participações acionárias em 35 empresas. O objetivo é fazer com que essas empresas se listem nos níveis Bovespa Mais e Novo Mercado da BM&FBovespa. Desse grupo, abriram capital a Nortec, Altus, Linx e Senior Solution.

 Barella diz que já tem vários ativos no alvo para aquisição, de empresas com atuação complementar e de setores em expansão. Nos últimos anos, adquiriu a R. Peotta (infraestrutura portuária) e fez joint ventures com a espanhola Auding Intraesa (ferrovia de passageiros, rodovias e saneamento) e com a Metso (na Valpro, para projetos de celulose e papel).

 No ano passado, a Progen, segundo Barella, teve receita bruta de R$ 426 milhões e a previsão é repetir esse valor em 2013. A empresa tem 2.600 funcionários.
Fonte: revistaferroviaria 12/11/2013

==========================

BNDESPar deterá 10% do capital da Progen Projetos

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), por meio do seu braço de participações acionárias, a BNDESPar, aprovou operação de subscrição de ações da Progen Projetos Gerenciamento e Engenharia, informou o banco de fomento, por meio de nota, nesta terça-feira, 12. Desta forma, a BNDESPar passará a deter 10% do capital da empresa nacional de engenharia consultiva, gerenciamento e implantação de projetos industriais sediada em São Paulo.

Segundo o BNDES, o aporte de recursos permitirá à Progen diversificar seus negócios, passando a atuar também nos segmentos de infraestrutura, mobilidade urbana e papel e celulose. Atualmente, as atividades da Progen são focadas nos segmentos de mineração e logística.

O banco destaca também que esta é a primeira operação de participação acionária da BNDESPar em uma empresa de serviços de engenharia consultiva. "As empresas de engenharia consultiva são elo fundamental na geração e disseminação de soluções tecnológicas no País, pois são responsáveis pelas especificações técnicas dos projetos e dos equipamentos", diz o BNDES, no comunicado.

A operação foi estruturada pela Área de Capital Empreendedor (ACE) do BNDES, que conta atualmente com uma carteira de 35 empresas investidas diretamente. Desse total, duas empresas, Linx e Senior Solution, já realizaram oferta pública inicial de ações (IPO, na sigla em inglês) no Novo Mercado da BM&FBovespa. Outras três empresas - Nortec, CAB e Altus - foram listadas no Bovespa Mais. Eulina Oliveira | Agência Estado
Fonte: atarde.uol 12/11/2013

12 novembro 2013



0 comentários: