19 junho 2013

Fundo espanhol mira no Brasil

Em meio a tantas notícias sobre o aumento da desconfiança do investidor na economia brasileira, o fundo de private equity (capital de risco) espanhol Mercapital esbanja otimismo em relação ao Brasil. O engenheiro Javier Loizaga, principal executivo da instituição, vem garimpando empresas de médio porte com potencial de expansão na América Latina. Ajuda, também, empresas médias espanholas a investir na região. Loizaga, que administra carteira de 1 bilhão de euros, afirma que o momento é das médias empresas e que há inúmeras oportunidades em vários setores.

 Há um ano, o Mercapital firmou parceria com o grupo proprietário do tradicional restaurante paulistano Baby Beef Rubaiyat. O primeiro fruto da sociedade foi a inauguração de uma churrascaria à la carte em Brasília, no último dia 12. O empreendimento, à beira do Lago Paranoá, consumiu quase R$ 9 milhões e não haverá limite dos gastos para abrir 10 unidades nos próximos quatro anos. Em outubro, será inaugurada a unidade da Cidade do México. As filiais de Santiago do Chile e do Rio de Janeiro abrirão as portas até o início de 2014, quando será a vez de Bogotá e de Lima. Em 2015, Miami, nos Estados Unidos, entrará na fila e México e Bogotá terão mais filiais.

 Das 20 empresas nas quais o fundo investe, oito são brasileiras ou espanholas com negócios no Brasil. O objetivo é aumentar esse universo. Para isso, o executivo conta que não se orienta pelas agências de classificação de risco. Mas concorda com analistas da economia de que o desenvolvimento do país perde com o intervencionismo. Loizaga acredita que o Brasil precisa se abrir mais e fazer, pelo menos, cinco tratados de livre comércio para elevar as exportações. “As grandes empresas espanholas fizeram seus investimentos no Brasil nos últimos 10 anos. As médias estão fazendo isso agora. Elas se movimentam não somente no país, mas em toda a região. Isso é a economia real”, afirma Loizaga. Fonte: EM
Fonte: abvcap 18/06/2013

19 junho 2013



0 comentários: