13 maio 2013

GDF vende fatia de 20% na hidrelétrica de Jirau para Mitsui

A japonesa Mitsui anunciou nesta segunda-feira que vai comprar 20 por cento de participação no consórcio responsável pela construção da usina hidrelétrica de Jirau, no rio Madeira (RO), em acordo com o grupo francês GDF Suez.

 A expectativa é que a operação seja concluída no segundo semestre deste ano.

 O acordo ocorre após a GDF Suez elevar sua participação no consórcio Energia Sustentável do Brasil para 60 por cento em outubro do ano passado, ao comprar a participação de 9,9 por cento que pertencia à Camargo Corrêa.

 Com o acerto com a Mitsui, a participação no consórcio da GDF Suez, que no Brasil controla a Tractebel Energia, passará de 60 para 40 por cento. As outras sócias da Energia Sustentável do Brasil, Eletrosul e a Chesf, ambas do grupo Eletrobras, permanecem com 20 por cento cada, segundo comunicado da Mitsui.

 "A Mitsui deterá, após a participação no projeto de Jirau, cerca de 6.694 megawatts (MW) em uma base de capacidade de geração instalada, incluindo projetos em construção. A Mitsui buscará novos investimentos em projetos de energia na América Latina e outras regiões com potencial de crescimento, para desenvolver um portfólio de geração de energia diversificado", afirmou a empresa japonesa.

 As empresas não divulgaram o valor da transação, informando apenas que o acordo foi feito com base em um valor de capital próprio de 5,7 bilhões de reais correspondente a 100 por cento do projeto em 31 de dezembro de 2012.

 Após o fechamento da transação, a Mitsui irá contribuir com novos aportes de recursos para a implantação de Jirau.

 "Após o fechamento da transação, Jirau será consolidado pelo método de equivalência patrimonial e, como consequência, a dívida líquida consolidada do grupo (GDF Suez) será reduzida em aproximadamente 2,2 bilhões de euros (excluindo o impacto do caixa a ser gerado pela venda)", informou a Tractebel.

 A empresa francesa ressaltou que mantém a intenção de aumentar a sua presença em mercados de rápido crescimento, principalmente no Brasil, e que "terá um papel importante no ambicioso plano brasileiro de expansão energética, que já prevê novas oportunidades no setor hidrelétrico de aproximadamente 19 GW nos próximos 10 anos".

 A hidrelétrica de Jirau terá capacidade para 3.750 megawatts (MW) quando estiver concluída, após investimentos de cerca de 16 bilhões de reais. A usina já tem 73 por cento da geração de eletricidade contratada por meio de contratos de 30 anos com distribuidoras de energia e o restante com os acionistas existentes. (Por Roberta Vilas Boas) Reuters
Fonte: uol 13/05/2013

13 maio 2013



0 comentários: